Médicos do Hospital das Clínicas (HC) comentaram, nesta segunda-feira (13), o caso de Carlos Antônio de Freitas - conhecido como Carlinhos, que sofre de obesidade com 420 quilos e está internado desde a última quinta-feira (09) na instituição médica. Um fato curioso é que, apesar de seu alto peso, Carlinhos tem taxa de colesterol baixa, triglicerídeo baixa e até mesmo uma desnutrição proteica.
Sobre o fato, foram feitos diversos exames para identificar os principais problemas com o paciente de 28 anos. O laudo médico dado é que, mesmo que ele seja obeso, também tem desnutrição proteica - que é determinada quando há um número baixo de proteínas no corpo.
Os nutricionistas afirmaram que Carlinhos precisa de uma dieta hipercalórica rica em frutas e legumes, chegando a marca de 10 mil calorias, sendo dividido em seis refeições ao longo do dia. Em comparação, uma pessoa de peso comum deve consumir por volta de duas mil calorias por dia. Há também a presença da psiquiatria, para acompanhar o desenvolvimento do paciente e identificar possíveis distúrbios mentais, e educadores físicos, para estudar e ajudar na melhora do trabalho motor do rapaz.
Os profissionais que estão acompanhando o caso são Álvaro Ferraz, chefe de cirurgia geral do HC, Luciana Siqueira, cirurgiã do aparelho digestivo, gerente de atenção à saúde do hospital.
Apesar do internato do paciente, não há previsão de sua cirurgia bariátrica. O normal da operação é de trabalhar na diminuição de 10% do peso, porém, no caso do rapaz, os profissionais estão com intenção de diminuir 25% antes de fazer a cirurgia. É esperado que a meta seja alcançada em oito meses.
Mesmo com os problemas, Carlinhos diz que está feliz por conta do atendimento recebido, principalmente porque, de acordo com o mesmo, ninguém queria atende-lo. Outro relato do rapaz é sua vontade de andar, mas que devido a edemas nas suas pernas, ele ficou sem o movimento e o levou a engordar mais do que já estava.
FONTE: FOLHA PE